quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Poe/Pessoa e tantos outros... Fragmentos

"Eu nunca fui desde a infância jamais semelhante aos outros. Nunca vi as coisas como os outros as viam. Nunca logrei apaziguar minhas paixões na fonte comum. Nunca tampouco extrair dela os meus sofrimentos. Nunca pude em conjunto com os outros despertar o meu peito para doces alegrias, E quando eu amei o fiz sempre sozinho. Por isso, na aurora da minha vida borrascosa evoquei como fonte de todo o bem o todo o mal. O mistério que envolve, ainda e sempre, Por todos os lados, o meu cruel destino..." - Edgar Allan Poe "Sei que nunca terei o que procuro E que nem sei buscar o que desejo, Mas busco, insciente, no silêncio escuro E pasmo do que sei que não almejo." - Fernando Pessoa


Não sei quantas almas tenho
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem acabei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,
Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem;
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.
Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que sogue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo: "Fui eu ?"
Deus sabe, porque o escreveu.

(Poemas de Fernando Pessoa).



“É preciso estar disposto a desistir de quem você é, afim de ser tornar aquilo que você vai ser". Einstein

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra." Anísio Teixeira



"Há pessoas desagradáveis apesar das suas qualidades e outras encantadoras apesar dos seus defeitos". François La Rochefoucauld

O que esperas encontrar? No fundo somos apenas criancinhas assustadas procurando um "brinquedinho novo" pra passar o tempo. Curtindo a moderna (pós-moderna) angústia do sortimento!



"Sem hipocrisia não há civilização". Freud. ♋🌎☕🍾🌱

Tudo pode acontecer, inclusive nada. Sociedade do espetáculo - “relações mediadas por imagens/representações/sombras". Debord. Conteúdo é fundamental, be smart

"O mundo não é fácil, é simples. O simples é muito mais difícil. O complicado é o mais fácil" - São Tomás de Aquino. There's no free lunch

Inspirações: Benjamin/Adorno/Zizek/Bauman/Klee/Morin/Camus/Argamben/Goya

Já nos alertou o mestre Dalai Lama: “às vezes, não conseguir o que se deseja é uma tremenda sorte”. Irônico? (...) “perde-se também pode ser um caminho”

"Há duas grandes catástrofes na existência humana: quando nossos desejos não são satisfeitos e quando eles o são." - George Bernard Shaw | Fundamental a dialética forma/conteúdo. Perdido por este museu de grandes novidades 🎭🎬🎨📈📝👣



"Há quem busque o saber por si mesmo, conhecer por conhecer: é uma indigna curiosidade.
Há quem busque o saber para poder exibir-se: é uma indigna vaidade. Estes não escapam a mordaz sátira que diz: 'Teu saber nada é, se não há outro que saiba que sabes'.
Há quem busque o saber para vendê-lo por dinheiro ou por honras: é um indigno tráfico.
Mas há quem busque o saber para edificar, e isto é amor. E há quem busque o saber para se edificar, e isto é prudência".
Bernardo de Claraval

Nenhum comentário: